Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010


Entrevista com a Secretária de Cultura
Entrevista feita por: Janaina e Lucas




Secretária Zélia Barreto

Imprensa Projovem: 1. Qual a função da Secretaria de Cultura para o município?
Zélia: A Secretaria de Cultura para o nosso município é muito importante, por que divulga a cultura de modo geral. E aqui antes, em Catolé, a cultura era atrelada à Secretaria de Educação. E o prefeito Edvaldo teve o bom senso de separar, por que a Secretaria de Educação já é muito grande, e com a cultura às vezes as pessoas olhavam mais pra educação e menos pra cultura. Mas, este ano a gente teve essa felicidade de ter essa separação e começou a cultura ser mais divulgada. Nós  procuramos mostrar o que é cultura.  Existe uma ligação de cultura com economia, com investimento, que é o carnaval. O São João é uma coisa até folclórica, tradicional, forró pé de serra, essa coisa toda. E eu não posso dizer só o São João, por que o carnaval tem muitos anos. A muitos e muitos anos que tem uma música antiga que diz assim: os anjos inventaram o carnaval, que eram três dias seguidos e muito mais. Mas a cultura é leitura, é poesia, é teatro, é dança, música, é cultura popular, o reisado, é cantiga de roda... O que é cultura também é pular corda, que faz parte do divertimento, tudo isso é cultura. Varia muito de uma cidade pra outra, de uma região pra outra, de um Estado para o outro. Que a gente pode citar o estado de Pernambuco, que tem o que conhecemos muito é o frevo. Já aqui na Paraíba, conhecemos o xaxado, umas coisas assim. Então uma cultura que às vezes não damos valor. Mais aqui a gente selecionou mais o tipo de cultura relacionado à leitura. O povo sabe ler, sabe o que é cultura, sabe o que é tudo. Quem lê conhece o mundo, mesmo não saindo de Catolé do Rocha. Por isso que estamos muito à fim aos projetos de leitura. Aqui temos dois projetos, que é o Geraldo Maciel, ligado à biblioteca, e outro projeto de leitura, que é o do Governo do Estado, do Governo Federal e da Secretaria de Cultura.


Imprensa Projovem: 2. Quais foram os eventos realizados pela Secretaria de Cultura neste ano de 2010?
Zélia: Este ano de 2010 começamos com o carnaval, depois alguma coisa de São João, que foi pouco, mas as escolas fazem isso e ajudam a não perder a tradição de quadrilha, danças juninas. As escolas fazem isso, e tem situação que, se não fossem as escolas as coisas aqui não andavam. Mas, esse ano teve pouca coisa, vem à tradição da cultura e vem muita coisa que faz no aniversário da cidade, leitura na praça, aquela feira de arte, cultura e cidadania. A gente também tem parceria com o SEBRAE, que foi realizada em Maio, que culminou também muita coisa, o FESTICAN, o primeiro FAC, aquele dos aviadores. Depois veio 7 de Setembro, que as escolas mostram o que tem e o que fazem realmente, e assim por diante. E agora vem esse período de Natal, que a gente pretende fazer uma coisa mais simples, até por que as dificuldades da prefeitura estão muito grandes. Ele tem muita razão de pagar todos os funcionários e tirar todas as dificuldades, e depois começar a retomar as situações e as coisas boas da cultura. E até o mês passado a gente tinha o Cinema, que vinham os alunos do Cajueiro com parceria com a nossa secretaria, que eles vinham toda quinta-feira.


Imprensa Projovem: 3. Quais as expectativas da Secretaria de Cultura para o Carnaval de 2011?
Zélia: A gente nem vai falar muito no carnaval, por que as expectativas estão gerando essa polêmica ,mais tem vários projetos e se dê certo  vai acontecer.


Imprensa Projovem: 4. Que projetos voltados para os jovens a Secretaria de Cultura irá desenvolver em 2011?
Zélia: A gente tem o projeto de teatro,outro projeto de música e também um projeto de dança, dança de rua as crianças gostam, e a juventude também .E sempre a leitura,vão deixando desprezar em  nem um momento.


Imprensa Projovem: 5. Com relação ao teatro, a Secretaria pretende desenvolver algo nesta área?
 Zélia: O nosso sonho desde que a gente botou os pés aqui nessa secretaria é o teatro. já foi realizado um curso de teatro, que veio o pessoal de BNB de cultura de Sousa,que  capacitou muita gente, inclusive Dyanathan que trabalha junto com vocês no CAIC, que foi capacitada aqui, no curso de teatro e outras pessoas daqui também, muitos estudantes.



Imprensa Projovem: 6. No que diz respeito ao esporte, podemos esperar a realização de algum torneio ou campeonato no próximo ano?
 Zélia: Eu acho muito cedo ainda, até porque eu não conversei nada com o professor Lé que está a frente do esporte, que em particular, eu acho que o esporte tem que acontecer para a juventude. E, é uma coisa que estamos  devendo para essa juventude de Catolé. 



Imprensa Projovem: 7. Como a Senhora avalia o ano de 2010 no que diz respeito a Cultura do nosso município?
 Zélia:Eu posso avaliar assim que  foi médio, não foi bom, muito bom e nem foi ruim, foi médio, poderia ter sido muito melhor,  infelizmente não foi.



Imprensa Projovem: 8. Para finalizar nossa entrevista, a sua mensagem de final de ano para os catoleenses.
 Zélia: Eu desejo muita coisa boa. Muita paz, muita luz. Que Deus abençoe a todos.  Que sempre estejamos em oração, pois quando se faz uma oração estamos  perto de Deus, e quem está perto de Deus está abençoado, está iluminado. Então, eu desejo tudo de bom para todos os Catoleenses. 




Entrevista feita no dia 11 de novembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário