Páginas

sábado, 11 de dezembro de 2010

Entrevista com a Secretária de Assitência Social
Entrevista feita por: Lucas

 Maria de Fátima Alves da Silva (Secretária de Assistência Social)

Imprensa Projovem: 1. Qual a função da Secretaria de Assistência Social? 
Fátima: É executar uma política municipal de amparo a criança, o adolescente, o idoso e também ao deficiente físico. Nós temos também, no nosso campo de trabalho, a sociedade. É na sociedade onde vamos buscar essas pessoas. Através da Assistência Social  desenvolvemos ações, e essas ações vão trazer esses jovens, crianças, adolescentes, as pessoas deficientes a terem a sua cidadania. Então, esse é o objetivo da Assistência Social. É o amparo a toda essa gente necessitada de assistência.

Imprensa Projovem: 2. Que projetos foram realizados em 2010?
Fátima:2010 foi um ano que desenvolvemos vários projetos, várias ações entre crianças, jovens, idosos e gestantes que atendemos aqui no CAIC. Nós tivemos várias atividades como lazer, as oficinas que são desenvolvidas. Compramos vários projetos como pedreiro, e outros cursos que foram aplicados, por sinal, na construção da Secretaria de Ação Social, que ainda está em andamento. Hidráulica, pedreiro, pintor de parede.
Também várias outras atividades foram desenvolvidas com os idosos. Por exemplo: passeios, caminhadas, que são alguns projetos que já vinham dando certo nos anos anteriores e continuamos aplicando nesse ano de 2010.
 Tivemos também com o Projovem algumas atividades de lazer. Este ano estivemos em Jucurutu, realizamos a I Copa em Catolé do Rocha, que foi um sucesso.
Com as gestantes desenvolvemos um trabalho bem interessante, podemos citar a confecção do enxoval do bebê para cada uma delas. Elas mesmas, trabalhando com o seu enxoval no Clube de Mãe, preparando a bainha, o lençolzinho, e além do enxoval, elas participam de palestras, uma vez por mês sobre a gestação.
Realizamos esse trabalho em parceria com a prefeitura municipal de Catolé do Rocha e também com o Governo Federal. Buscamos cada dia crescermos mais para que este pessoal possa ser inserido na sociedade de maneira positiva.
 
 Imprensa Projovem:3.Como a Senhora avalia o ano de 2010 na Secretaria de Ação Social?
Fátima:O ano de 2010 foi um ano muito difícil. Foi um ano de mudanças. De mudanças por quê? Por que veio o concurso, o processo seletivo. Então, houve um atraso no começo das atividades no mês de fevereiro e isso também influenciou na mudança que houve do pessoal, pessoas novas. Mas aí trabalhamos, inovamos como eu disse a você, compramos vários cursos através do SENAC, do SENAI. Preparamos várias pessoas da nossa comunidade para inserir no mundo do trabalho, com o curso de pedreiro, o de roupa intima, hidráulica, pintor de parede e também gesseiro. Todos realizados, aqui no CAIC, ainda podemos citar o curso de arte e cozinha, onde preparamos mais de 100 pessoas.
Já a Casa do Artesão está recebendo oito máquinas e está funcionando com várias senhoras que trabalham,  melhorando o seu orçamento.
Outro passo importante em 2010 foi o CREAS Municipal. Este por sua vez, faz parte de um programa do Governo Federal, com o qual, Catolé do Rocha foi contemplada. O CREAS  foi inaugurado e está funcionando.Isso é muito bom para a sociedade, porque eles cuidam também do idoso, da criança e do adolescente, cuida e ajuda a buscar os seus direitos na sociedade.
Contamos também com o Telecentro, que foi inaugurado este ano , mas precisamente, no aniversário da cidade.  O Telecentro é muito importante para os jovens catoleenses, como também para toda a sociedade. Através do Telecentro, podemos fazer inclusão digital. Por sinal, até aproveito para convidar o Projovem para fazer parte desse projeto é só chamar a mamãe, quem for menor de idade, fazer sua inscrição e você pode fazer pesquisas. O Telecentro funciona nos turnos manhã, tarde e noite.
Imprensa Projovem: 4.Quais programas ou projetos serão realizados em 2011?
Fátima:Bem 2011, se Deus quiser, a gente vai continuar os projetos que deram certo em 2010. Vamos ampliar cada vez mais. Nós vamos fazer o planejamento anual e vamos colocar dentro desse projeto nossos sonhos, um deles é uma Banda Marcial, nós da Assistência Social temos esse sonho, eu creio que em janeiro possa começar com esse projeto, de uma Banda Marcial para o Projovem. Agora em janeiro vamos ter a colônia de férias, eu estou me comunicando com um novo projeto chamado Pau de Lata, entrei em contato e eu creio que esse projeto já vai ser realizado com o PETI em janeiro e para o Projovem também a gente pretende fazer o 1° Encontro de Coletivo intermunicipal de Catolé do Rocha. É um sonho e aqueles sonhos que deram certo como a Copa, e outros encontros também dos idosos, aquele encontro intermunicipal que deu certo, os passeios a gente vai repetir no ano de 2011. E também a gente espera que outros projetos. Se Deus quiser, a gente procura a cada dia crescer e melhorar, porque o importante é que PETI, PROJOVEM, IDOSOS estejam muito felizes e realizados com nosso trabalho. E também, quero dizer que para os idosos nós já estamos com o projeto de trazer uma Banda para fazer o carnaval do idoso. Já conversei com o prefeito e ele até achou de acordo que a gente possa contratar uma banda para vir aqui para o CAIC fazer uma tarde de carnaval para idoso e  esse projeto também pode ser a nível intermunicipal.
Que Deus possa proteger, ajudar para que esses sonhos possam se tornar realidade entre PETI, PROJOVEM e IDOSOS.

Imprensa Projovem:5.Qual a participação da Secretaria de Ação Social na Campanha do Natal sem Fome de 2010?
Fátima:É uma participação bem presente, porque esse projeto é abrange toda a sociedade catoleense, os clubes de serviços, as igrejas: católica e evangélicas. Também, esse ano a gente incluiu  as fábricas, porque tem fábrica que tem até 100, 150 pessoas trabalhando e a gente pediu para deixar uma caixa em cada fábrica porque ai eles vão contribuir com o seu quilo e também receber o seu cupom para concorrer aos prêmios, justamente as fábricas e outras entidades, os comerciantes  estão  presenteando com alguns prêmios que vão  ser sorteados para quem doar 1kg de alimento e as famílias carentes vão receber a sua cesta básica, enquanto quem doar vai receber o seu cupom para concorrer no dia 25 na rádio Independência. Então é uma participação especial, uma participação de coração e nós estamos como Assistência Social a todo o momento nessa Campanha. Fortalecendo as pessoas. Estamos sempre ligando, procurando, se comunicando, o carro está a disposição. Eu me uno neste momento  com toda Catolé buscando, procurando meios para que  essa campanha possa dá certo e ter um final feliz.

Imprensa Projovem:6.Sua mensagem de final de ano para os catoleenses.
Fátima:Minha mensagem é de esperança. Nós tivemos um ano muito difícil em 2010, mais Deus é poderoso. E que Deus possa fortalecer cada um de nós. Tudo que deu certo em 2010 possa também dá certo em 2011, e a gente possa caminhar com mais força, com mais coragem. Que a gente venha ser renovada. E que todo dia o nosso trabalho venha crescer mais e mais. Mais projetos venham dá certo para que PETI, PROJOVEM, Bolsa Família que eu não falei que faz parte da Assistência Social, nós temos um trabalho muito intenso na Bolsa família. E que Deus venha dá estratégia para que a gente possa prosperar cada vez mais na nossa cidade. Para toda a sociedade de Catolé do Rocha eu desejo um Natal de muita paz, de muito amor, que as pessoas possam saber que o Natal é o nascimento de Jesus Cristo, é o aniversario de Jesus. E que Jesus Cristo seja o centro das atenções deste natal. Que cada um possa colocar o amor de Deus dentro do seu coração. E que possam cada dia não só neste natal mais todos os dias do ano ter um coração cheio de amor, possamos perdoar as pessoas. E que o amor de Deus venha reinar dentro da nossa cidade. E a gente venha prosperar em amor, e muito carinho, muita paz, muita tranqüilidade. Prosperar em todos os setores da nossa vida para o bem de cada um de nós e para o bem de nossa cidade.
Para finalizar, eu quero agradecer a Imprensa Projovem que com o seu carinho, venho fazer essa entrevista, que é um trabalho muito bonito do Projovem, é um trabalho  inovador. Criado aí na I Copa de catolé do Rocha. Então, que esse fruto possa amadurecer. Parabéns Projovem que vocês desenvolvam e divulguem outras atividades. Parabéns! Um Feliz Natal a todos vocês. E essa entrevista só veio me alegrar. Porque é um trabalho feito de onde? Do Projovem de Catolé do Rocha. Então, muito obrigada; E um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Entrevista feita no dia 17 de novembro de 2010
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário