Páginas

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Entrevista com Técnica do CRAS

Assistente Social do CRAS: Isabel

Imprensa Projovem: 1. Nome: Isabel Ester Dutra
Imprensa Projovem: 2. Cargo: Assistente Social do CRAS

Imprensa Projovem: 3. Qual a função do Assistente Social?
Isabel: O Assistente Social é o profissional qualificado que, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a prevenção, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
Ao intervir diretamente na realidade social, o Assistente Social busca assegurar aos usuários de seus serviços a universalização do acesso aos bens e serviços relativos às políticas públicas sociais e assim contribuir para construir uma sociedade mais justa.

Imprensa Projovem: 4. Qual a importância do CRAS para a proteção social e para as famílias?
Isabel: O CRAS é uma unidade singular da proteção básica, ou seja, uma nidade que se diferencia das demais, pois é a única unidade que desempenha as funções de gestão de proteção básica no seu território e de oferta do Programa de Atenção Integral a Família - PAIF.
O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS - tem como público alvo uma população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou, fragilização de vínculos afetivos e que vivenciam situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiência.

Imprensa Projovem: 5. Que atividades são desenvolvidas pelo Assistente Social do CRAS?
Isabel: São inúmeras as atribuições do Assistente Social noprograma CRAS, porém podemos alencar algumas, como:
  • Execução das atividades inerentes ao CRAS, de acordo com as instruções do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, visando propiciar condições de inclusão e programa social, bem como o fortalecimento dos vínculos de pertencimento comunitário e familiar;
  • Identificar situações de vulnerabilidade e risco social local;
  • Propiciar atendimento sócio-assistencial aos grupos sociais e famílias considerando a situação social diagnosticada, a rede de proteção instalada e as potencialidades locais;
  • Prevenir situações de abandono, negligência, violência ou marginalização e criminalidade, potencializadas pela pobreza, exclusão social e baixa estima;
  • Fortalecer as relações familiares e comunitárias;
  • Realizar estudos e pesquisas.
Imprensa Projovem: 6. O que os usuários da Assistência Social podem esperar dos serviços oferecidos pelo CRAS?
Isabel: Quando as pessoas precisam de atendimento social, buscam o CRAS, que conta com uma equipe multiprofissional. Eles prestam serviços de proteção social básica e encaminham se necessário, para outros atendimentos. O objetivo é prevenir o risco social, fortalecendo os vínculos familiares, comunitários e promovendo a inclusão das famílias e dos cidadãos nas políticas públicas, no mercado de trabalho, na vida em comunidade.
Imprensa Projovem: 7. Sua mensagem de  final de ano para os catoleenses.
Isabel: Que o ano que se aproxima seja repleto de muita paz e saúde para todos que terão o privilégio de desfrutá-lo.

Entrevista feita no dia 1 de dezembro de 2010 

Nenhum comentário:

Postar um comentário