Páginas

sábado, 11 de dezembro de 2010

Entrevista com a Secretária de Educação
Entrevista feita por: Lucas e Janaina 

Maria de Lourdes da Silva Lacerda(Secretária de Educação)

Imprensa Projovem: 1. Qual a principal função da Secretaria de Educação?

Lourdinha: É uma função bastante melindrosa, e difícil. Mas a função da Secretaria de Educação é coordenar todos os trabalhos que estão à parte da Secretaria de Educação. E a gente vai dinamizando os trabalhos nas escolas, principalmente as escolas do município. Mas, o município de Catolé é um município que é privilegiado na educação e a gente tem um cuidado com a educação de modo geral. Também nos preocupamos não só com as escolas do município, nosso foco principal, mas também com toda área da educação. Trabalhamos dando apoio às escolas do Estado e escolas particulares, fazemos um trabalho em conjunto. Nós temos 30 escolas na zona urbana e 20 escolas na zona rural, que atende a educação infantil e ao ensino fundamental 1 e 2. O fundamental 1, que compreende  do 1º ao 5º ano, e o fundamental 2, que vai do 6º ao 9º ano.

Imprensa Projovem: 2. Como a Senhora avalia o resultado do IDEB de 2009 do nosso município? 

Lourdinha: Nós já fomos parabenizados pela UDIMA, União Municipal de educação, é  uma associação .de todos os secretários de educação do Estado da Paraíba, e em, nível nacional também. O nosso IDEB superou a expectativa nacional. O nosso IDEB em 2009 foi de 4.6 superamos o que o Brasil previa em termo nacional. E eu acredito que seja um esforço, um sacrifício, a dedicação, o compromisso de todos os profissionais da educação. E ai com o foco principal dos professores e os alunos. Eu considero muito positivo, o nosso resultado em 2009. Esperamos que 2011 possamos superar cada vez mais esse resultado.   

Imprensa Projovem: 3. A inclusão digital seria uma forma de estimular os alunos ou seria mais uma maneira dos alunos se distraírem e deixarem de estudar? 

Lourdinha: Se for bem trabalhado eu acho que facilita muito o trabalho dos alunos. A gente tem que ter o cuidado. Nós, os profissionais têm que ter muito cuidado com a inclusão digital. Até agora está sendo muito difícil acompanhar essa tecnologia, mas precisamos fazer isso. Mas, as nossas crianças, nossos jovens, hoje, eles não vivem mais sem a tecnologia. Eles sabem mais do que a nossa geração, quando se fala em tecnologia. Precisamos muito educar, levando em consideração a tecnologia. No entanto, sabemos que a utilização da tecnologia pode ser tanto positiva quanto negativa. A internet está ai trazendo tudo. Temos que educar enquanto escola. Nós temos que orientar os pais no uso da tecnologia em casa, porque a internet traz de tudo. Traz muita coisa boa e muita coisa ruim. E se a garotada começar a ver as coisas ruins, até por curiosidade, eles costumam ir para o lado negativo. A gente tem que estar sempre orientando para que eles possam usar positivamente a tecnologia.  

Imprensa Projovem: 4. Quais projetos foram feitos, neste ano de 2010, para melhorar a qualidade de ensino de Catolé do Rocha?

Lourdinha: Nós já temos um projeto que está com cinco anos, é o Projeto Ciralendo, que incentiva a leitura e a escrita, e vamos trabalhando por etapas.  Nós estamos reavaliando o projeto, dinamizando, retroalimentando. O Ciralendo deve ser trabalhado os 200 dias letivos. Só que, como já começamos no dia 18 de fevereiro, se a gente contar os dias letivos até dezembro não da para completar os 200 dias letivos. E esse ano foi um ano muito diferente, um ano atípico. Por que nós tivemos várias coisas que interferiram no andamento dos 200 dias letivos. Primeiro, a Copa do Mundo, depois a eleição, com primeiro e segundo turnos, e ainda por cima muitos feriados no meio da semana, imprensando a terça-feira. Então, foi um prejuízo muito grande. E para que nós  superássemos  essa quantidade de dias, nós trabalhamos com projetos aos sábados. E ai foi sugerido trabalhar por área de estudo. No primeiro sábado, tivemos áreas de linguagem, vários cursos de tecnologia, e no segundo outra área de estudo, e vamos concluir com a área de esporte e recreação. Foi um sucesso. A comunidade participando. Então esse projeto veio a calhar e a ajudar muito na dinâmica pedagógica neste ano de 2010.

Imprensa Projovem: 5. O acesso dos alunos da zona rural através do transporte escolar, nos dias de hoje, é assunto de preocupação ou isso já foi estabilizado?

 Lourdinha: Nós já vivemos momentos mais difíceis desse transporte dos estudantes. A gente transporta uma grande quantidade de alunos, mas muita coisa já facilitou. Os transportes são adequados, e a gente não tem uma preocupação muito grande. E este ano conseguimos um ônibus, através da parceria com a Secretaria de Educação do Estado. E conseguimos também, através do Ministério da Educação mais três ônibus. Então nós vamos começar 2011 com quatro ônibus novos. Isso vai facilitar muito nosso trabalho. Além dos ônibus, que temos na Prefeitura, também trabalhamos com carros alternativos em localidades onde não o ônibus não consegue chegar. Nesses casos, fretamos carros que facilitam o acesso, como caminhonete coberta, adaptada, veraneio e van. São transportes de porte menor que entram em qualquer localidade, por que os ônibus são de grande porte com capacidade para 50 alunos, não entram em certas localidades. Na Serra Nova, por exemplo, é um acesso bastante difícil, então mandamos uma caminhonete. Só que a caminhonete é adaptada, com bancos, coberta. Até porque o Ministério manda o recurso para pagarmos e vem a fiscalização. Só aceitam se for um transporte que ofereça comodidade aos alunos.

Imprensa Projovem: 6. De acordo com o Jornal Nacional, do dia 15 de novembro de 2010, foi aprovada pelo Congresso que a partir de Agosto de 2011 vai ser obrigatório aula de música no Ensino Fundamental e Médio. A Senhora já tem algo em mente de como vai ser implantada essa nova lei no nosso município?

 Lourdinha: Nós já tivemos algumas escolas que trabalharam com música, na Escola Catarina tinha um Grupo de flauta, tem uma sala de música, que este ano foi interrompido um pouquinho, porque não conseguimos um profissional. A Escola Luzia Maia já tem uma banda que é um grande incentivo. Para a gente não vai ser muito difícil. E vai despertar demais nos jovens o interesse de ficar na escola. Então, não vamos ter dificuldade de fazer isso, porque nós, de certa forma já vínhamos fazendo. Esperamos ampliar esse trabalho no ano de 2011. Temos um projeto, um grupo de dança de rua e um grupo de percussão, fora o Grupo de flauta que já tem na escola Catarina. Nós precisamos ampliar isso no Luiza Maia e nas demais escolas da SED e da zona rural.

 Imprensa Projovem: 7. Para finalizar, a sua mensagem de final de ano para os catoleenses.

Lourdinha: A minha mensagem para os catoleenses é o seguinte: este ano nós tivemos muitas dificuldades quem trabalhou no município sabe disso, que a gente teve muito pouco para investir, sem investimento o trabalho fica difícil. Mas vou usar uma frase de Douglas Rafael que diz o seguinte: “O futuro se faz agora, a cada erro é uma vitória, quando a derrota não existe. Não há consciência da vida. A vida é uma infinita luta, quando só perde quem desiste”. E a gente diante das dificuldades pretende jamais desistir. E com certeza todas as dificuldades que tivemos este ano, nós pretendemos superar no próximo.

Entrevista feita no dia 17 de ovnembro de 2010 

Nenhum comentário:

Postar um comentário