Páginas

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Entrevista com técnica do CRAS
Entrevista feita por: Lucas e Janaina

Coordenadora do CRAS: Marília Limeira

Imprensa Projovem: 01. Nome: Marília Limeira de Oliveira.

Imprensa Projovem: 02. Cargo: Coordenação do CRAS.
Imprensa Projovem: 03. O que é CRAS? E qual a sua função?
Marília: O CRAS significa Centro de Referência de Assistência Social. É uma unidade pública municipal que presta serviço a comunidade que se encontra risco de vulnerabilidade, de risco social.
Imprensa Projovem: 04. Qual time de profissionais atua no CRAS de Catolé do Rocha?
     Marília: A equipe do CRAS é composta por dois assistentes sociais, duas psicólogas, que é Adriana e Isabel que estão como assistentes sociais e Leolina e Georgiana que estão como psicólogas.
 
     Imprensa Projovem: 05. Quais serviços são oferecidos pelo CRAS?
     Marília: A gente oferece serviço a todo público que procurar nosso serviço. Nós estamos oferecendo desde a gestante até o idoso. E a gente trabalha oferecendo atividades informativas, preventiva, a gente trabalha também oferecendo curso geração de renda. E a gente trabalha oferecendo atividades de lazer, atividades recreativas, entre outras. E nosso trabalho aqui.

          Imprensa Projovem: 06. É possível instalar mais de uma unidade do CRAS por município?
     Marília: É possível. Mais eu acho que o nosso município não está habito a receber outro CRAS por que para o município receber mais de um CRAS a gente tem que ter o número de habitante, um determinado n° de habitante, mais nosso município já está precisando de outro, com certeza, mais nós não fomos contemplados ainda.
  
      Imprensa Projovem: 07. Qual o horário de atendimento do CRAS?
      Marília: Nós funcionamos todos os dias da semana, de segunda a sexta, em dois horários, das 07h00min às 11h30min e de 13h30min as 17h00min.
 
      Imprensa Projovem: 08. Quais projetos foram trabalhados no ano de 2010 e que atividades serão desenvolvidas no próximo ano?
Marília: Os projetos que foram trabalhados no ano de 2010 é uma continuidade do que a gente já vinha fazendo no ano anterior. Então, como eu já disse, a gente trabalha por segmento na família, a gente desde a gestante até o idoso. Então, a gestante a gente oferece todo trabalho de palestras informativas. A gente também oferece a confecção do enxoval de bebês, uma vez que elas vêm aqui e confecciona os enxovais juntamente com as meninas do Clube de Mães e com a professora de artesanato que a gente disponibiliza a elas. A gente faz trabalho também com o programa Projovem Adolescente também com informação, todo de lazer, de recreação. A gente também tem um trabalho com o idoso que é realizado uma vez por semana e participa de atividades também preventiva, informativa, de lazer. E a gente também trabalha com o público adulto oferecendo curso geração de renda. Então no ano de 2010, foram oferecidos os cursos de moda íntima, o curso de pedreiro, de gesso, pintor de obras, de instalador de sanitário, o curso de manicure e parcerias também com o Programa Nacional de Qualificação, o curso de arte culinária. São cursos como atividades geração de rendas para a população, de 2010. E para o ano de 2011 a gente pretende dá continuidade ao trabalho com esses grupos, e trazer também novidades na área de, no curso de geração de renda e por enquanto só posso adiantar isso.

      Imprensa Projovem: 09. Sua mensagem de final de ano para os catoleenses.
      Marília: Eu queria desejar a todos os catoleenses, e principalmente aos funcionários do CRAS, ao público que a gente trabalha, a comunidade aqui do Santa Clara, São Francisco, a todos os alunos do PETI e do PROJOVEM ADOLESCENTE. E um ano de 2011 prospero, com muita paz, saúde e que a gente continue trabalhando juntos.

          Entrevista feita no dia 2 de dezembro 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário